Consciência sustentável

    Um ambiente sustentável é essencial para que as gerações atuais e futuras possam viver ainda melhor em nosso planeta.

    Confira nossas dicas abaixo:

    1. Evite o desperdício de papel e contribua para a redução do corte de árvores.  Se tiver que usar, utilize também o outro lado. 

    2. Jamais jogue o esgoto residencial num córrego ou num rio. 

    3. Utilize a água somente conforme o necessário. Só 2,5% da água do Planeta é doce e destes, somente 0,01% é utilizável pelo homem. Nunca lave uma calçada utilizando uma mangueira. Um balde é a melhor opção.

    4. Ande a pé. Isso evita a queima de combustível e o lançamento de gás carbônico na atmosfera e, consequentemente, diminui o efeito estufa.

    5. Combine com um vizinho ou conhecido para revezar o uso do carro para ir ao trabalho. Assim, um vai de carona com o outro e evita o lançamento de gases poluentes no ambiente

    6. Use a bicicleta. Além de ser um bom exercício para o corpo, ajudando no bom funcionamento do sistema cardiovascular, também é uma boa dica para deixar o carro em casa e poluir menos;

    7.  Sirva no prato somente o que vai comer. Procure servir-se somente da quantidade suficiente para aquela refeição. Se quando acabar você ainda estiver com fome, sirva-se novamente.

    8. Consuma verduras, legumes e frutas da estação, que além de mais saborosos têm preços mais baixos e processos de cultivos menos agressivos. Em geral, esses produtos vêm de mais perto, não exigindo grande transporte, desta forma reduzindo perdas pela manipulação, gastos de combustível e poluição.

    9. Não jogue fora as sobras. Aprenda a reciclar as sobras de alimentos: do feijão, faça uma sopa, por exemplo. Com arroz, purê de batatas, cenouras cozidas, carne assada ou o que restou da bacalhoada prepare bolinhos. Frutas azedas ou maduras demais viram compotas, geleias e recheios para bolo. Aproveite também as cascas e talos; eles possuem muitos nutrientes e podem virar deliciosas receitas. 

    10. Guarde os alimentos em porções individuais antes de colocar no congelador, corte a carne em porções suficientes para cada refeição. Assim você evita que ela se estrague ao congelar e descongelar diversas vezes.
    11.Utilize a água do cozimento de beterraba e cenouras para o cozimento do arroz. O resultado será um arroz muito mais nutritivo, colorido e saboroso.
     
    12. Cozinhe em maior quantidade e congele, economizando tempo, ingredientes e energia. Quando descongelar, faça naturalmente, sem micro-ondas.
     
    13. Evite a presença de geladeira ou freezer perto do fogão. A proximidade consome mais energia para compensar o ganho de temperatura.
     
    14.Desentupa a pia sem produtos químicos que poluem o meio ambiente. Use para isso água fervente e um desentupidor manual.
     
    15. Quando não estiver usando, mantenha os eletrodomésticos desligados da tomada. A geração de energia elétrica consome recursos naturais.
     
    16. Aproveite o máximo dos alimentos incrementando seu cardápio com talos e folhas de vegetais, como brócolis e beterraba, que seriam desperdiçados. 
     
    17. Deixe a louça de molho antes de lavar. Isso facilita a limpeza e faz com que você gaste menos água.
     
    18. Mantenha a porta da geladeira fechada para que o consumo de energia seja menor. Antes de cozinhar, retire dela de uma só vez tudo o que vai usar.
     
    19. Não descarte óleo de cozinha na rede de esgoto. Ele entope as tubulações e contamina a água. Junte o óleo e entregue-o para a reciclagem.
     
    20. Tampe as panelas e não abra a porta do forno, para economizar gás e o seu precioso tempo.
     
    21. Mantenha a temperatura da geladeira regulada, de acordo com cada estação do ano ou quantidade de alimentos, reduzindo assim o consumo de energia elétrica.
     
    22. Reúna a família para as refeições. É mais agradável e sustentável, pois gera menos desperdício (de ingredientes e embalagens).

    Poluição Urbana - Desenho Animado Ambiental Sustentabilidade - Tecnologias Sustentáveis Confira receita do Sesi Cozinha Brasil feita com casca de banana
Carregando...